Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930


Pesquisar

 


Educação formal, informal e não formal

Quinta-feira, 11.04.13

Cada vez mais discute-se se a escola é capaz de cumprir a função de educar a pessoa e o cidadão para uma profissão, à vida em sociedade e a ser. Já foi-se o tempo em que acreditava-se que a escola e só a escola têm a função de educar. Somos educados ou deseducados diariamente. Na escola, meio a família, a comunidade, em frente a TV ou ao computador. No trabalho ou na fila do seguro desemprego. A possibilidade de aprender está em todos os lugares.

 

Além disso, hoje em dia, com o desenfreado desenvolvimento da internet e com a globalização em geral, fomos empurrados à uma discussão urgente: a escola ainda é capaz de cumprir o seu papel? As instituições escolares brasileiras educam para a vida e para uma profissão? Quais as alternativas para a construção de um sistema educacional capaz de dialogar com a rápida evolução do mundo?

 

A educação formal e seus limites

 

A educação formal é aquela a que temos acesso na instituição escola. Desde a pré-escola até a universidade. Esse tipo de educação foca-se em dois principais tipos de aprendizagem: aprender a aprender e aprender a fazer. Na escola vamos aprender a ler, vamos aprender matemática, história, geografia, filosofia, dentre outras matérias.

 

É função dos professores ensinarem aos alunos como usar as ferramentas que têm para entender o mundo onde vivem. Saber o que aconteceu e o que está acontecendo. Ser capaz de comunicar-se de forma clara e compreensível. Além disso, as instituições formais têm como objetivo ensinar-nos uma profissão. Ou seja, ensinar-nos a usar o nosso conhecimento para fazer alguma coisa útil no mundo, que será o nosso meio de sobrevivência.

 

A educação não formal

 

No entanto, a instituição escola não dá conta de todo o processo de aprendizagem. A educação não formal é de extrema importância no Brasil, onde infelizmente tanta gente ainda não têm acesso à educação formal. Alfabetização de adultos, aulas na igreja, curso de culinária da associação de moradores, aprender a profissão de mecânico com um mecânico. Enfim, diferentes formas de ensinar algo a um determinado grupo, em diferentes contextos que não seja o da sala de aula da instituição escola são a dita educação não formal.

 

A educação informal

 

Há toda hora é hora de aprender algo. A educação informal é parte do processo formativo de todos os seres humanos. Trata-se de todo conhecimento, comportamento e atitude que aprendemos fora da instituição escola, ao longo de toda a nossa vida. Ou seja, é educação informal o que aprendemos com a nossa família, amigos, na igreja, na biblioteca ou em frente ao computador.

Falhas do sistema educacional formal

 

Preparar uma pessoa para a vida de forma plena é uma missão gigantesca e difícil. Para bem cumprir essa função é de extrema importância que a instituição escola seja capaz de fazer mais do que ensinar aos alunos a aprender e a fazer. É preciso que a escola também seja lugar parar aprender a viver em comunidade e para aprender a ser. Essas duas últimas aprendizagens quase sempre são ignoradas pelo sistema educacional formal.

 

A educação formal também tem deixado muito a desejar no que diz respeito ao diálogo com a internet e a aceleração do acesso à informação. É de fundamental importância que nesse contexto moderno as pessoas aprendam a lidar com o excesso de informação. Devem ser capazes de filtrar as informações a que têm acesso. Precisam ter claro que informação e conhecimento não são o mesmo. A escola deveria ser capaz de ensinar aos alunos como fazerem a triagem de informação e a hierarquização dos conteúdos a que temos acesso nos diversos meios de comunicação social, incluindo a internet.

 

 

No entanto, o que quase sempre ocorre é uma não real integração da internet no processo educacional. O que só torna ainda mais difícil para os professores tornar o processo de ensino aprendizagem interessante. Afinal, as crianças e jovens estão cada vez mais habituados as facilidades e a velocidade da internet.

 

Onde está a solução?

 

A educação formal, não formal e informal devem coexistir. A escola deve abrir as portas para as demais formas de aprendizagem. Professores preparados para dialogar com o contexto atual, que tragam a internet para a sala de aula, que não ignorem fenômenos como as redes sociais online e que abordem o que acontece fora das salas de aula de forma crítica e construtiva são a melhor opção.

 

O tipo de escola mais adequado é aquele que não ignora que vivemos num mundo onde as possibilidades de aprendizado são infinitas e que ajuda os seus alunos a entender o que é fundamental a todo ser humano saber. A saber, ter ferramentas para aprender, saber fazer algo, saber viver em comunidade e saber como viver consigo mesmo.

 

Além disso, no contexto atual as escolas devem ensinar seus alunos a serem capazes de selecionar o que querem aprender. A escola ideal ajuda o ser humano a aprender a pensar por si mesmo, o que é fundamental para criar a capacidade de selecionar. A capacidade de seleção é uma ferramenta fundamental nesse mundo povoado com tantas informações.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Jreis às 21:50


Comentários recentes



Posts mais comentados